Imagem capa - Não é sobre fotografia por Pedro Paulo S. M. Salgado
Divagações Predisticas

Não é sobre fotografia

Bom dia povo! Tudo beleza?!?!??


Acordei empolgado hoje e resolvi tentar escrever sobre um assunto que venho refletindo a algum tempo. Qual o sentido na fotografia de casamentos?


A fotografia de casamento no universo fotográfico sempre foi vista como o patinho feio, Os trabalhos eram feitos com fórmulas e realmente poucos profissionais conseguiam sair do arroz com feijão em seus trabalhos.... Mas a tecnologia mudou, aliás tudo mudou e hoje a fotografia de casamento se tornou o cisne encantado, onde todos querem trabalhar, e isso é ótimo. 


Realmente temos muuuuitas ferramentas que podemos lançar mão para produzir imagens maravilhosas, isso é o máximo neh! 

Mas Pedro você não falou que não era sobre fotografia?! E não é rsrs, na verdade é sobre a desconexão que tenho visto das imagens em relação às pessoas... A fotografia de casamento em primeira instância é uma fotografia de pessoas, e pessoas são lindas, são diferentes, umas são maluquinhas outras super certinhas, há ainda as que são empolgadissimas e outras super retraídas, as que amam fotografia e as que não enxergam tanto sentido nisso... Umas são altas, outras pequeninas, umas são ruivas, outras loiras, morenas e com cabelos brancos, algumas com olhos grandes, outras com olhos bem pequeninhos, verdes, amarelos, pretos e azuis, umas são amorosas e outras mais fechadas, mas igualmente amorosas, o amor está em todo mundo... Mas nem todo mundo é um livro aberto, e esse é o segredo da coisa, encontrar o amor nas pessoas.


A fotografia de casamentos deve (na minha cabeça tá gente rsrsrs) seguir essas diferenças, afinal são essas que tornam cada um único e especial. O que tem me deixado pensativo é que isto nem sempre corresponde a  realidade... Eu comumente encontro uma massificação de fotos parecidas onde a vontade do fotógrafo prevalece sob o astral das pessoas... Fotos no por do sol por exemplo, são maravilhosas, mas qual o sentido e a relação desta imagem com as pessoas que estão sendo fotografadas? Se há uma conexão fica muito mais legal! 


Poses, poses e mais poses.... genteeeeeee ninguém posa pra vida.... a vida acontece e somos os protagonistas dela! Vamos fazer fotografias que não tenham pose, mas que tenham alegria, carinho, afeto, diversão e melancolia porque não? Vamos fazer fotografias que façam sentido, fotos que são lindas pela sua própria natureza! :) 


Meu desafio pessoal está em me encontrar e me encantar com as pessoas, fotografar o melhor delas, saber que ao voltar para casa fiz as fotos que tinham tudo haver com aquelas pessoas e que quando elas se encontrarem com estas imagens se encontrem de verdade!!! Minha realização é saber que estas fotografias vão encantar meus clientes | amigos, e suas famílias pelo resto de suas vidas.